Escolas privadas devem reajustar mensalidade em 8,6% para 2024

Escolas privadas devem reajustar mensalidade em 8,6% para 2024

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

Em 2024, as famílias do Rio Grande do Sul devem se programar para pagar em torno de 8,6% a mais em suas mensalidades, conforme o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe). O levantamento da média estadual ouviu 87 escolas particulares, de todas as regiões do Estado. A maioria absoluta, conforme o sindicato, exige o novo valor a partir de março. 

O índice indicado para 2024 é menor em relação ao ano passado, de 9,3%. O presidente do sindicato, Oswaldo Dalpiaz, indica que a projeção do ano que vem pode ser ainda menor, pois muitas escolas ainda não fecharam seus cálculos. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Cálculo

Conforme o presidente Dalpiaz, o Sinepe orienta que o reajuste seja fundamentado em uma planilha de custos com todos os itens das escolas. Normalmente, o custo da folha salarial e a manutenção como água, luz e impostos são os que mais pesam, mas nestes últimos anos há novas preocupações.  

– Ultimamente, tem pesado muito itens como capacitação dos professores e aparelhos tecnológicos. Tudo que envolve as questões metodológicas. Outros, são as despesas com o atendimento aos alunos com deficiência e o investimento em segurança, estes chamam atenção na composição do reajuste das matrículas para 2024.

Recuperação 

Quem teve matrícula ativa em 2022 e 2023 deve ter percebido as mensalidades com custos mais elevados. Principalmente, no apontamento do presidente Dalpiaz, pelos reflexos da pandemia. Ano que vem deve ser outro cenário. 



Maior número de alunos 

Ainda conforme a pesquisa, 88,6% das escolas participantes esperam manter ou aumentar o número de alunos. A média, que neste ano foi de 834 estudantes por instituição, saltará para 857, conforme a projeção, o que representa um aumento médio de 4,2%.

Diálogo com instituições 

Entre os vários casos, é sempre aconselhável o diálogo. É o que orienta o Sinepe – é possível dialogar com  a direção da escola para adequar a realidade do orçamento de cada família.


Reajuste de matrículas 

  • 2024 – Mensalidades devem ter aumento de 8,6%
  • Período – O novo valor deve valer a partir de março
  • Aumento de alunos – Escolas projetam crescer o número de matrícula em 4,2% 
  • Cálculo – Além das contas básicas, pesam no valor de reajuste o investimento em segurança e atendimento aos alunos com deficiência


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Tudo que você precisa saber antes da primeira prova do Enem Anterior

Tudo que você precisa saber antes da primeira prova do Enem

Saiba por que as inscrições para o vestibular da UFSM ainda não abriram Próximo

Saiba por que as inscrições para o vestibular da UFSM ainda não abriram

Educação